ESPIRITISMO E ARTE

“O Espiritismo irá depurar a arte que conhecemos e esta arte, depurada, será aquela inspirada nos ensinamentos da Doutrina Espírita”. (Espírito Rossini em Obras Póstumas)

Espiritismo e Arte

O que é Arte e  influência do Espiritismo sobre a Arte

O que é Arte:

“A beleza é um dos atributos divinos. Deus colocou nos seres e nas coisas esse misterioso encanto que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração. A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna, da qual aqui na Terra não percebemos senão um reflexo.”
León Denis. O Espiritismo na arte

“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse ‘mais além’ que polariza as esperanças das almas”.
Francisco Cândido Xavier. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel

“Colaborar na Cristianização da Arte, sempre que se lhe apresentar ocasião. A Arte deve ser o Belo criando o Bom.” Waldo Vieira. Conduta Espírita. Pelo Espírito André Luiz

Objetivo da Arte:

“A arte tem como meta materializar a beleza invisível de todas as coisas, despertando a sensibilidade e aprofundando o senso de contemplação, promovendo o ser humano aos páramos da Espiritualidade. Graças à sua contribuição, o bruto se acalma, o primitivo se comove, o agressivo se apazigua, o enfermo se renova, o infeliz se redescobre, e todos os outros indivíduos ascendem na direção dos Grandes Cimos.”
Vianna de Carvalho. Atualidade do Pensamento Espírita, por Divaldo Franco

Evolução da Arte:

“A arte se eleva e progride em todos os graus da escala da vida realizando formas cada vez mais nobres e perfeitas, que se aproximam da fonte divina de eterna beleza.” DENIS, Léon. O Espiritismo na arte. 2.e. Rio de Janeiro: Publicações Lachâtre, 1994. […] “Desse modo, evolui do grotesco ao transcendental, aprimorando as qualidades e tendências, que estarão sempre à frente dos comportamentos de cada época. Lentamente, a Arte se desenvolve alterando os conteúdos e melhor qualificando a mensagem de que se faz portadora”.
Vianna de Carvalho. Atualidade do Pensamento Espírita, por Divaldo Franco.

“O Espiritismo vem abrir para a arte novas perspectivas, horizontes sem limites. A comunicação que ele estabelece entre os mundos visível e invisível, as informações fornecidas sobre as condições da vida no Além, a revelação que ele nos traz das leis superiores da harmonia e de beleza que regem o universo, vem oferecer aos nossos pensadores e artistas inesgotáveis temas de inspiração.”
Léon Denis – O Espiritismo na Arte

“As Artes não sairão do torpor em que jazem, senão por meio de uma reação no sentido das idéias espiritualistas.” […]

“[…] É matematicamente certo dizer que, sem crença as artes carecem de vitalidade e que toda transformação filosófica acarreta necessariamente uma transformação artística paralela.”
Allan Kardec – Obras Póstumas

“Assim como a arte cristã sucedeu à arte pagã, transformando-a, a arte espírita será o complemento e a transformação da arte cristã.”
Allan Kardec – Obras Póstumas

“O Espiritismo irá depurar a arte que conhecemos e esta arte, depurada, será aquela inspirada nos ensinamentos da Doutrina Espírita”. […]
Espírito Rossini – Obras Póstumas

Sem dúvida, o Espiritismo abre à arte um campo inteiramente novo, imenso e ainda inexplorado. Quando o artista houver de reproduzir com convicção o mundo espírita, haurirá nessa fonte as mais sublimes inspirações e seu nome viverá nos séculos vindouros, porque, às preocupações de ordem material e efêmeras da vida presente, sobreporá o estado da vida futura e eterna da alma.
Allan Kardec – Obras Póstumas

O verme é verme, torna-se bicho da seda, depois borboleta. Que há de mais etéreo, de mais gracioso do que uma borboleta? Pois bem! a arte pagã é o verme; a arte cristã é o casulo; a arte espírita será a borboleta.
Espírito Alfred Musset – Revista Espírita 1860

“[…] Oh! Sim, o Espiritismo terá influência sobre a música! Como poderia não ser assim? Seu advento transformará a arte, depurando-a. Sua origem é divina, sua força o levará a toda parte onde haja homens para amar, para elevar-se e para compreender. Ele se tornará o ideal e o objetivo dos artistas. Pintores, escultores, compositores, poetas irão buscar nele suas inspirações e ele lhas fornecerá, porque é rico, é inesgotável”.

“Toda gente reconhece a influência da música sobre a alma e sobre o seu progresso. Mas, a razão dessa influência é em geral ignorada. Sua explicação está toda neste fato: que a harmonia coloca a alma sob o poder de um sentimento que a desmaterializa.”
Espírito Rossini – Obras Póstumas

O artista:

“O artista verdadeiro é sempre o „médium‟ das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas vibráteis do sentimento humano, alçando-o da Terra para o infinito e abrindo, em todos os caminhos, a ânsia dos corações para Deus, nas suas manifestações supremas de beleza, sabedoria, paz e amor.”
Francisco Cândido Xavier. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel

“Os artistas, como os chamados sábios do mundo, podem enveredar, igualmente, pelas cristalizações do convencionalismo terrestre, quando nos seus corações não palpite a chama dos ideais divinos, mas, na maioria das vezes, têm sido grandes missionários das ideias, sob a égide do Senhor, em todos os departamentos da atividade que lhes é próprio, como a literatura, a música, a pintura, a plástica.
Francisco Cândido Xavier. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel

Perante a Arte

Colaborar na Cristianização da Arte, sempre que se lhe apresentar ocasião.
A Arte deve ser o Belo criando o Bem.
Repelir, sem crítica azeda, as expressões artísticas, torturadas que exaltem a animalidade ou a extravagância.
O trabalho artístico que trai a Natureza nega a si próprio.
Burilar incansavelmente as obras artísticas de qualquer gênero.
Melhoria buscada, perfeição entrevista.
Preferir as composições artísticas de feitura espírita integral, preservando-se a pureza doutrinária.
A arte enobrecida estende o poder do amor.
Examinar com antecedência as apresentações artísticas para as reuniões festivas nos arraiais espíritas, dosando-as e localizando-as segundo as condições das assembleias a que se destinem.
A apresentação artística é como o ensinamento: deve observar condições e lugar.

André Luiz – Conduta Espírita – Psicografia: Waldo Vieira

Publicidade

7 pensamentos sobre “Espiritismo e Arte

  1. EXCELENTE TRABALHO DE PESQUISA SOBRE ESSE TEMA TÃO RELEVANTE PARA NÓS ESPÍRITAS COLABORADORES E ARTISTAS. ESSE APANHADO PODE NORTEAR E INSPIRAR O APROFUNDAMENTO AO TEMA . MUITO OBRIGADO COMPANHEIROS PELO TRABALHO DISPOSTO.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Obrigada Uedson. Que bom que o conteúdo o auxiliou.

    Curtir

  3. A arte é capaz de remexer as entranhas do sentimento, movendo o ser, levando-o a uma viagem interior onde se vê frente aos seus temores e fraquezas, imperfeições e até mesmo dos atos que ele não ousa contar. É como se arte, trazendo a tona paixões em forma da expressão exposta por outrem, fizesse o ser se auto analisar em um curto espaço de tempo. Revendo o início de uma jornada infeliz de más escolhas que tomou em sua vida, o decorrer dos atos praticados e os resultados catastrófico conhecidos internamente pelo o que os vivência, passado uma vida no tempo de cenas o ser ganha uma nova oportunidade de repensa – lá e retoma – lá de maneira mais feliz, agora mais saudável.

    A arte é regeneradora de Homens, pelo fato de permitir que se sinta toda uma encarnação no menor período de tempo possível, o de um espetáculo.

    A arte é em sua essência Divina.

    Curtir

  4. No León Denis, tem o curso Espiritismo na Arte e uma vez por ano, um Encontro sobre o tema.

    Curtir

  5. Gostei muito deste trabalho. estou estudando.estou muito gratificada.
    Deus os abençoe.

    Curtir

  6. Sou Artista Plástico professor de Arte escultor e artesão. Sou inspirado e espírita. Medium de cura com magnetismo. Passo para os meus alunos a verdadeira Arte pura e a beleza eterna. Peço ajuda a vocês para melhorar o que eu ainda tenho que aprender. Como eu faço para me comunicar com vocês. Sou de Niterói Rio de janeiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s