ESPIRITISMO E ARTE

“O Espiritismo irá depurar a arte que conhecemos e esta arte, depurada, será aquela inspirada nos ensinamentos da Doutrina Espírita”. (Espírito Rossini em Obras Póstumas)

II Intercâmbio de Trabalhadores da Arte no Movimento Espírita

Ocorreu no sábado, 4 de março de 2017, na Federação Espírita do Rio Grande do Sul, o II Intercâmbio de Trabalhadores da Arte no Movimento Espírita, promovido pela Assessoria de Arte da FERGS em parceria com a Associação Brasileira de Artistas Espíritas – Abrarte. O objetivo do evento foi orientar as Instituições Espíritas e os órgãos de unificação para utilização da arte na difusão da Doutrina Espírita. Ao longo do dia houve a presença de grupos de Arte do Movimento Espírita, trabalhadores em geral e artistas convidados pela Abrarte.

Os participantes foram acolhidos com apresentação artística e fala da Diretora da Área de Atendimento Espiritual no Centro Espírita da FERGS, Helena Bertoldo, refletindo sobre União e Unificação. Em seguida, apresentando o painel ‘’Quando a arte se torna boas vibrações?’’, o Maestro Paulo Rowland, de Campinas (SP), refletiu sobre incentivar a necessidade do estudo da Doutrina Espírita, como forma indispensável ao aprimoramento moral do artista e seu fazer artístico, ressaltando a importância do artista como instrumento de Deus quando sua arte torna-se capaz de tocar os corações e transformar sentimentos.

Ao longo do dia foram realizadas oficinas técnicas, com o objetivo de buscar aprendizagem dos fazeres artísticos como, teatro, dança e música, sendo marcadas por oficineiros vindos de Curitiba e Campinas.

Ao final do evento, os participantes das oficinas ‘’Dança: Propostas e Possibilidades no Movimento Espírita’’, ‘’Criação de Cena Teatral: Recursos e Possibilidades’’, ‘’Desenvolvimento do Ator: Consciência corporal e criação cênica’’ e ‘’Oficina da Canção no Movimento Espírita’’, apresentaram para o público as produções ensaiadas, encerrando o encontro, sensibilizando e motivando para a colaboração da cristianização da arte.

Anúncios

Os comentários estão desativados.