ESPIRITISMO E ARTE

“O Espiritismo irá depurar a arte que conhecemos e esta arte, depurada, será aquela inspirada nos ensinamentos da Doutrina Espírita”. (Espírito Rossini em Obras Póstumas)

Intercâmbio de Trabalhadores da Arte no Movimento Espírita com apoio da ABRARTE

Com o objetivo de promover a integração de grupos de arte e artistas espíritas, proporcionando espaço para a reflexão e troca de experiências, assim como o estudo, o aprimoramento e a dinamização do fazer artístico de caráter espírita, além de aspectos doutrinários da arte, à luz do Espiritismo, no Estado, a FERGS realizou neste sábado, dia 05 de março de 2016, o Intercâmbio de Trabalhadores da Arte no Movimento Espírita. Com o apoio da Associação Brasileira de Artistas Espíritas – Abrarte, o evento foi desenvolvido através de painéis, oficinas e centros de interesse, realizados durante dois turnos (manhã e tarde), intercalados por apresentações artísticas.

“Atingimos plenamente nossos objetivos”, garantiu ao final do evento a coordenadora da equipe da Assessoria de Arte da FERGS, responsável pelo evento, Márcia Albuquerque. “Inclusive em termos de participação de público, pois todas as inscrições foram esgotadas”, observou. O Intercâmbio reuniu artistas do Rio Grande do Sul que já realizem atividades continuadas no campo da arte, interessados em iniciar uma atividade artística na casa espírita e artistas convidados pela Abrarte, dos Estados de Santa Catarina e Paraná.

O evento contou na sua programação com cinco oficinas, desenvolvidas na manhã, abordando os seguintes temas: A Dança Espírita como Proposta de Espiritualização do Ser; Dramaturgia e Interpretação; Produção Musical na Divulgação Espírita; Formação, Gestão e Qualificação de um Grupo Musical; e a Importância da Comunicação Visual e suas Aplicações. Ainda na parte da manhã, logo após a abertura, o presidente da Abrarte – Associação Brasileira de Artistas Espíritas, Edmundo Cezar, apresentou o painel Artista: Missão e Responsabilidade. Entre outros temas, falou sobre a necessidade de preparação dos trabalhadores para atuarem nessa área, mas destacou a importância de assumir o compromisso. “Se o serviço apareceu, você está pronto”, observou.

Já a programação da tarde foi iniciada com a apresentação do espetáculo cênico-coreográfico-musical Senhor das Estrelas, pela equipe do Departamento Cultural do Centro Espírita Irmão Joaquim Cacique de Barros, de Bento Gonçalves. Em seguida tiveram início os trabalhos dos sete centros de interesses, que discutiram os seguintes assuntos: Palestra Artística com Ênfase na Música; Palestra Artística com Múltiplas Linguagens; Em Busca do seu Clow; Arte Espírita, Aspectos Doutrinários, Artísticos e Espirituais; As Possibilidades da Dança na Casa Espírita; Iniciando um Grupo Artístico na Casa Espírita; e Arte com Jesus.

O Intercâmbio de Trabalhadores da Arte no Movimento Espírita, contou no encerramento com uma apresentação da música Missão do Artista, pelo Grupo Razão Áurea, de Curitiba (RS). Também foi apresentado no telão um vídeo com a retrospectiva do evento, relembrando os principais momentos do dia.

IMG_5216

À noite, a partir das 20 horas, foi realizada uma mostra de arte aberta ao público, no auditório da FERGS, concluindo um dia repleto de manifestações artísticas. As apresentações da noite foram:

Artêmio Meirelles (Blumenau-SC) – Música

Emerson Borgo (Blumenau-SC) – Música

Núcleo Espírita de Artes – NEA (Florianópolis-SC) – Teatro de Clowns “A História de Mediunidade”

Razão Áurea (Curitiba-PR) – Música

Edmundo Cezar (Curitiba-PR) – Esquete teatral “Vozes do Além”

Arte & Luz (Santa Maria-RS) – Teatro, música e dança “O Belo servindo o Bem”

Fonte: http://www.fergs.org.br/portal/?p=9817

Anúncios

Os comentários estão desativados.