As inscrições para o evento “Intercâmbio de Trabalhadores da Arte no Movimento Espírita” já estão abertas. Aqui você encontra todas as informações e o link para INSCREVER-SE
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DESSE EVENTO?
OBJETIVO GERAL:
Promover a integração de grupos de arte e artistas espíritas, propiciando espaço para a reflexão a troca de experiências, o estudo, o aprimoramento e dinamização do fazer artístico de caráter espírita e aspectos doutrinários e técnicos do fazer artístico espírita no estado do Rio Grande do Sul.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre:
– A necessidade de o artista espírita estabelecer contínua atividade de estudo da relação arte e Espiritismo, baseado nas obras básicas e complementares.
– A necessidade do artista espírita em desenvolver continuada participação na casa espírita, fortalecendo seus laços espirituais e fraternos com seus integrantes, estudo e prática da caridade.
– A necessidade do artista espírita em manter constante aprimoramento técnico de sua produção.
– A continuada reflexão sobre como seu produto artístico pode ser instrumento de divulgação doutrinária e reforma íntima dos envolvidos em sua produção. (Não basta conhecer a doutrina, é necessário sentir para transmitir, irradiar o que pulsa em você).
– A necessidade do respeito à diversidade do fazer artístico de caráter espírita, visto que “Arte Espírita” não é um gênero de arte.
– O entendimento de que para cada estilo de arte existe uma aplicabilidade que se poderá dar a ela.
– A necessidade de haver o fortalecimento dos laços afetivos entre os trabalhadores da arte. “Meus discípulos serão reconhecidos por muito se amarem” (Jesus).
QUEM PODERÁ PARTICIPAR?
Artistas espíritas do estado do Rio Grande do Sul que já realizem atividades continuadas no campo da arte, interessados em iniciar uma atividade artística na casa espírita e artistas convidados pela ABRARTE dos estados de Santa Catarina e Paraná.
Centros De Interesse
CE01 – Palestra Artística Com Ênfase Na Música
. Grupo Razão Áurea – Curitiba/PR
CE02 – Palestra artística com múltiplas linguagens
. Artêmio Meireles – Blumenau/SC
. Rosângela Mafra – Blumenau/SC
. Emerson Borgo – Blumenau/SC
CE03 – Em busca do seu “clow”
. NEA – Núcleo Espírita de Artes de Florianópolis – Florianópolis/SC
CE04 – Arte espírita, aspectos doutrinários, artísticos e espirituais
. Edmundo Cezar – Curitiba/PR
CE05 – As possibilidades da dança na casa espírita
. Denize de Lucena – Curitiba/PR
CE06 – Iniciando um grupo artístico na casa espírita
. Equipe da Assessoria de Arte na Difusão Espírita da FERGS
CE07 – Arte com Jesus
. Grupo Arte&Luz – Santa Maria/RS
Oficinas
OF01 – A Dança Espírita como proposta de espiritualização do ser
. Denize de Lucena – Curitiba/PR– Objetivos:
1. Apresentar os princípios que norteiam o trabalho com a Dança Espírita, sua fundamentação técnico/doutrinária e um painel de experiências realizadas por grupos e artistas que laboram na Dança Espírita;
2. Oportunizar o experimento de uma construção em Dança Espírita a partir dos tópicos apresentados, tendo por referencia as expectativas/necessidades dos participantes e das especificidades de suas casas espíritas.
OF02 – Dramaturgia e Interpretação
. Luis Carlos Pretto – Porto Alegre/RS– Objetivos:
1. Capacitação para criação de textos de esquetes e espetáculos teatrais a partir das obras básicas, mensagens, livros (romances) doutrinários e criação de textos próprios fundamentados na Doutrina Espírita;
2. Interpretação de textos e a partir do estudo da linguagem desenvolver a interpretação artística dos mesmos, seja no drama, humor, clown, dança, infantil;
3. Enfatizar aos participantes a importância da leitura das obras básicas para fundamentar os textos e assim desenvolvê-los na linguagem artística mais adequada ao objetivo artístico.
OF03 – Produção musical na divulgação espírita
. Jonas Demeneghi – Santo Ângelo/RS– Objetivos:
1. Compreender de forma ampla o papel da música na divulgação espírita;
2. Abordar técnicas e ferramentas de composição, produção e difusão.
OF04 – Formação, gestão e qualificação de um grupo musical
. Eduardo Veit – Porto Alegre/RS– Objetivos:
1. Promover a reflexão sobre “O que é ser músico?”;
2. Abordar aspectos que auxiliem a formação, gestão e qualificação de um grupo musical e a decorrente contribuição ao fortalecimento da Arte na prática espírita.
OF05 – A importância da comunicação visual e suas aplicações
. Bárbara Demétrio – Caxias do Sul/RS
. Eduardo Vieira – Porto Alegre/RS– Objetivos:
1. Apresentar os princípios da comunicação e os processos de criação como ferramentas que auxiliam na elaboração de projetos visuais;
2. Apresentar sugestões de como produzir materiais mais atraentes para as divulgações do movimento espírita.