Depois de Brasília (2010) e Goiânia (2012), a capital de Mato Grosso do Sul recebeu os artistas espíritas da região central do país, para a 3ª Mostra ABRARTE Centro-Oeste de Arte Espírita, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de novembro.
A 3ª Mostra Abrarte Centro-Oeste é um projeto regional realizado pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas – ABRARTE, com produção local do Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul (ICEMS) e apoio das federações espíritas do Mato Grosso do Sul e de Goiás, e que tem por objetivo reunir em ambiente fraterno os artistas e grupos espíritas dos estados da região onde se realiza; oferecer centros de interesses através de oficinas de capacitação para os trabalhadores da arte espírita; promover, junto ao público de Campo Grande, a divulgação de trabalhos artísticos, dos artistas espíritas inscritos no evento, incentivar o surgimento de novos talentos e de novos grupos de artistas espíritas, promover intercâmbio de experiência e debate sobre a produção artística espírita que vem sendo desenvolvida nos estados participantes.
O evento iniciou na tarde de sexta feira com atividades de integração e boas-vindas realizada pelo psicólogo Romulo Said da ABRAPE (Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas).
As Mostras de Arte Espirita para o público aconteceram nas noites dos dias 14 e 15, com dois grandes espetáculos de classificação livre no Teatro Aracy Balabanian. Nas apresentações foram contempladas as modalidades artísticas nas áreas da música, teatro, declamação poética e dança.
A abertura oficial, no Teatro Teatro Aracy Balabanian, na noite de sexta feira, contou com a presença do presidente da ABRARTE, Cláudio Miranda Marins e da presidente da Federação Espírita do Mato Grosso do Sul, Maria Túlia Bertoni.
A Assessoria de Arte na Difusão Espírita da FERGS estava representada no evento pela sua coordenadora Márcia Albuquerque.
As apresentações artísticas da noite foram as seguintes:
Coral da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul
Pequenos Cantores do Discípulo de Jesus (MS)
Cristiane Andrade ( RJ)
Vambor (MS)
Amauri Moro (MS)
Eva Maria de Oliveira (MS)
As belíssimas obras mediúnicas que decoraram o palco e o saguão do Teatro eram do artista Ojida Junior de Campo Grande – MS.
Pela manhã do dia 15/11/2014 as atividades prosseguiram na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. O dia iniciou com Harmonização musical feita pelo Grupo Espírita de Música de Câmara Sementes de Harmonia.
Em seguida no Momento ABRARTE, Claudio Marins (MG) falou sobre a Associação Brasileira de Artistas Espíritas, suas atividades regionais e nacionais como as mostras e fóruns e também suas publicações.
A palestra “Artista Espírita – Missão e Desafios” proferida por Denize de Lucena (Curitiba-PR) encantou a todos e trouxe aos artistas presentes profundas reflexões a cerca do tema.
Após ocorreram as seguintes apresentações artísticas:
Adriana Damião ( MS)
George Faraó (DF)
Banda Consoar (DF)
Miguelito Tatton (MS)
Na parte da tarde os Centros de Interesse mobilizaram os artistas a dividirem suas experiências e dúvidas nas seguintes áreas de atuação:
O Áudio Visual na Visão Espírita: Lucas de Pádua (Goiânia. FEEGO)
A Dança Espírita e Seus Desafios Emergentes. Denize de Lucena (Curitiba – PR)
Teatro Espírita. Germana Carsten (Grupo GTV – DF)
A Música Que Toca a Alma. Claudio Marins (Belo Horizonte – MG)
João Mendonça ,Rosangela Falcão e Rosália do DF compartilharam a experiência do Grupo GEDSE – Grupo Espírita de Dança Semear Estrelas.
À noite, de volta ao Teatro Aracy Balabanian as apresentações artísticas prosseguiram com:
Grupo de Teatro “Imortais” (MS)
Grupo de Dança Espírita “Dançando com a Alma” (MS)
Rosana Lopes (MS)
Miguelito Tatton (MS)
Grupo Espírita de Música de Câmara Sementes de Harmonia (MS)
Grupo de Teatro Arte Boa Nova (MS)
Na manhã de domingo após um belo café da manhã, as atividades prosseguiram na Escola de Saúde Pública com prece e declamação de poesia da artista Ilda Genoud.
O Painel “Aplicabilidade da arte com Jesus e Kardec” contou com a participação de Maria Túlia Bertoni (presidente da FEMS), Claudio Marins (Presidente da ABRARTE), Márcia Albuquerque (Assessoria de Arte na Difusão Espírita da FERGS), João Batista Mendonça (DF) e Denize de Lucena (PR). Nesta atividade os painelistas deram suas contribuições a cerca do tema e após houve a participação do público que fez perguntas relacionadas ao fazer artístico e utilização de arte na casa espírita.
Um gostoso almoço encerrou a 3ª Mostra Abrarte Centro Oeste, na Comunhão Espírita Casa de Scheilla.