ESPIRITISMO E ARTE

“O Espiritismo irá depurar a arte que conhecemos e esta arte, depurada, será aquela inspirada nos ensinamentos da Doutrina Espírita”. (Espírito Rossini em Obras Póstumas)

Campo Grande recebe a 3ª Mostra ABRARTE Centro-Oeste de Arte Espírita

Depois de Brasília (2010) e Goiânia (2012), a capital de Mato Grosso do Sul recebeu os artistas espíritas da região central do país, para a 3ª Mostra ABRARTE Centro-Oeste de Arte Espírita, que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de novembro.

CARTAZ 1

A 3ª Mostra Abrarte Centro-Oeste é um projeto regional realizado pela Associação Brasileira de Artistas Espíritas – ABRARTE, com produção local do Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul (ICEMS) e apoio das federações espíritas do Mato Grosso do Sul e de Goiás, e que tem por objetivo reunir em ambiente fraterno os artistas e grupos espíritas dos estados da região onde se realiza; oferecer centros de interesses através de oficinas de capacitação para os trabalhadores da arte espírita; promover, junto ao público de Campo Grande, a divulgação de trabalhos artísticos, dos artistas espíritas inscritos no evento, incentivar o surgimento de novos talentos e de novos grupos de artistas espíritas, promover intercâmbio de experiência e debate sobre a produção artística espírita que vem sendo desenvolvida nos estados participantes.

O evento iniciou na tarde de sexta feira com atividades de integração e boas-vindas realizada pelo psicólogo Romulo Said da ABRAPE (Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas).

As Mostras de Arte Espirita para o público aconteceram nas noites dos dias 14 e 15, com dois grandes espetáculos de classificação livre no Teatro Aracy Balabanian. Nas apresentações foram contempladas as modalidades artísticas nas áreas da música, teatro, declamação poética e dança.

A abertura oficial, no Teatro Teatro Aracy Balabanian, na noite de sexta feira, contou com a presença do presidente da ABRARTE, Cláudio Miranda Marins e da presidente da Federação Espírita do Mato Grosso do Sul, Maria Túlia Bertoni.

A Assessoria de Arte na Difusão Espírita da FERGS estava representada no evento pela sua coordenadora Márcia Albuquerque.

DSCN4172

As apresentações artísticas da noite foram as seguintes:

Coral da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul

DSCN4177

Pequenos Cantores do Discípulo de Jesus (MS)

DSCN4194

Cristiane Andrade ( RJ)

DSCN4197

Vambor (MS)

DSCN4201

Amauri  Moro (MS)

DSCN4203

Eva Maria de Oliveira (MS)

DSCN4206

As belíssimas obras mediúnicas que decoraram o palco e o saguão do Teatro eram do artista Ojida Junior de Campo Grande – MS.

2014-11-15 23.26.52

Pela manhã do dia 15/11/2014 as atividades prosseguiram na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. O dia iniciou com  Harmonização musical  feita pelo Grupo Espírita de Música de Câmara Sementes de Harmonia.

Sem título

Em seguida no Momento ABRARTE, Claudio Marins (MG) falou sobre a Associação Brasileira de Artistas Espíritas, suas atividades regionais e nacionais como as mostras e fóruns e também suas publicações.

DSCN4219

A palestra  “Artista Espírita – Missão e Desafios” proferida por  Denize de Lucena  (Curitiba-PR) encantou a todos e trouxe aos artistas presentes profundas reflexões a cerca do tema.

DSCN4223

 Após ocorreram as seguintes apresentações artísticas:

 Adriana Damião ( MS)

DSCN4231

George Faraó (DF)

DSCN4233

    Banda Consoar (DF)         

DSCN4237                                                                         

Miguelito Tatton (MS)

DSCN4242

Na parte da tarde os Centros de Interesse mobilizaram os artistas a dividirem suas experiências e dúvidas nas seguintes áreas de atuação:

 O Áudio Visual na Visão Espírita: Lucas de Pádua (Goiânia. FEEGO)

A Dança Espírita e Seus Desafios Emergentes.  Denize de Lucena (Curitiba – PR)

Teatro Espírita.  Germana Carsten (Grupo GTV –  DF)

A Música Que Toca a Alma.  Claudio Marins (Belo Horizonte – MG)  

DSCN4244

João Mendonça ,Rosangela Falcão e Rosália do DF compartilharam a experiência do Grupo GEDSE – Grupo Espírita de Dança Semear Estrelas.

 À noite, de volta ao Teatro Aracy Balabanian as apresentações artísticas prosseguiram com:

Grupo de Teatro “Imortais” (MS)

DSCN4266

Grupo de Dança Espírita “Dançando com a Alma” (MS)

Sem título

Rosana Lopes (MS)

DSCN4273

Miguelito Tatton (MS)

DSCN4275

Grupo Espírita de Música de Câmara Sementes de Harmonia (MS)

DSCN4278

Grupo de Teatro Arte Boa Nova (MS)

2014-11-15 23.02.48

Na manhã de domingo após um belo café da manhã, as atividades prosseguiram na Escola de Saúde Pública com prece e declamação de poesia da artista Ilda Genoud.

DSCN4283

O Painel  “Aplicabilidade da arte com Jesus e Kardec” contou com a participação de Maria Túlia Bertoni (presidente da FEMS), Claudio Marins (Presidente da ABRARTE), Márcia Albuquerque (Assessoria de Arte na Difusão Espírita da FERGS), João Batista Mendonça (DF) e Denize de Lucena (PR). Nesta atividade os painelistas deram suas contribuições a cerca do tema e após houve a participação do público que fez perguntas relacionadas ao fazer artístico e utilização de arte na casa espírita.

mesa

Um gostoso almoço encerrou a 3ª Mostra Abrarte Centro Oeste, na Comunhão Espírita Casa de Scheilla.

Anúncios

Os comentários estão desativados.