ESPIRITISMO E ARTE

“O Espiritismo irá depurar a arte que conhecemos e esta arte, depurada, será aquela inspirada nos ensinamentos da Doutrina Espírita”. (Espírito Rossini em Obras Póstumas)

Na Pátria do Evangelho, um cardume de artistas!

cartaz_10_forum

O 1Oº Fórum Nacional de Arte Espírita que ocorreu de 30 de maio a 2 de junho de 2013, teve por público alvo preferencialmente os associados da   ABRARTE – Associação Brasileira de Artistas Espíritas    e   as   lideranças    do movimento artístico espírita nacional.

DSC_0439

A entidade que acolheu o evento, a SEEDE – Seara Espírita Entreposto da Fé, é uma entidade filantrópica, reconhecida de utilidade pública por Decreto Federal e leis Estadual e Municipal. Tem sua sede no Bairro Monte Verde, em Florianópolis e é mantenedora de duas Unidades: O CEMPO – Centro Espírita “Médico dos Pobres” de cunho religioso e social e outra o CETREVI – Centro de Tratamento, Recuperação e Educação e Vivência Integral de cunho eminentemente sócio educacional.

???????????????????????????????

Pela primeira vez, o Fórum Nacional teve um tema para direcionamento das atividades realizadas durante o evento: “A Arte Espírita na Pátria do Evangelho”, em comemoração      aos   75   anos    de lançamento do livro Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho.

Participaram 116 inscritos de 17 estados do Brasil, além dos trabalhadores, voluntários e artistas locais.  Os seguintes estados estavam representados: Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

???????????????????????????????

A quantidade de visitantes e a época do ano permitiram uma associação entre a chegada desses artistas com os cardumes de tainha que também se aproximam da ilha nesses meses. A comparação fundamentou a elaboração de toda a identidade visual do 10° Fórum e também alimentou algumas questões debatidas no evento. Afinal, qual é o mar desses artistas? Qual a força do cardume?  Que rede espera por esses peixes?

Os artistas espíritas foram convidados a demarcarem sua presença no mural do Cardume de Artistas Espíritas do Brasil. Para isso, cada um personalizou (com pintura, desenhos) um peixe de papel e fixou o peixe no mural do “Cardume de Artistas”.

???????????????????????????????

O primeiro dia foi dia de integração e da abertura oficial

Na parte da tarde foi feita uma integração e apresentação das cidades e estados que já haviam chegado, mas durante toda a quinta feira até a madrugada os artistas ainda continuaram chegando.

A abertura oficial do 10º Fórum Nacional de Arte Espírita ocorreu no Teatro Álvaro de Carvalho, para onde todos os participantes foram levados de ônibus para assistirem o espetáculo “O Mistério da Mansão Winston”, apresentado em parceria entre o NEA – Núcleo         Espírita de Artes (Florianópolis/SC) e o Grupo INTEGRARTE (Curitiba/PR). A apresentação teve lotação esgotada, com mais de 300  pessoas, visto que foi um evento aberto à comunidade.

Fotos: Eduardo Vieira

 O segundo dia foi de muitas atividades

Na manhã de sexta feira, aconteceu o painel  “A Arte Espírita: de Kardec aos dias atuais”, desenvolvido por Gláucio Cardoso (Mesquita/RJ), Fábio Fidélis (Natal/RN) e Cláudio Marins (Belo Horizonte/MO).

Gláucio fez uma abordagem da poesia em literatura espírita, citando que ela está presente desde as primeiras obras espíritas. Fábio contextualizou o Espiritismo na França e no Brasil,  destacando  que enquanto na França o movimento espírita foi perdendo força, no Brasil ganhou dinamismo. Destacou o papel da arte no processo de interiorização do ser humano. Cláudio fez uma abordagem sobre o movimento artístico espírita atual, destacando o papel da ABRARTE como estimuladora deste trabalho.

Após o trabalho apresentado por eles houve um tempo para perguntas em forma de mesa redonda.

Na parte da tarde após o almoço uma agradável surpresa! Um espaço para “experimentar” várias formas de percussão com diversos tipos de materiais criados e reinventados e até algumas sucatas. Um momento rico de expressão artística, criatividade e integração dos foristas, do qual se originou um grupo musical improvisado que tocou durante a dinâmica de “Construção do mundo” realizada pego grupo TAS – Trupe de Artistas da SEEDE.

943175_520818481287817_805354650_n

A atividade seguinte foram quatro Centros de Interesse a seguir:

Música – Oficineiros Silvia Schober (SP) e Marcelo Aquino (RN)

Teatro – Oficineiros Wadson Fernandes (MG) e Edmundo Cezar (PR)

Dança – Oficineiras Eneida Nalini (SP) e Denize de Lucena (PR)

Audiovisual – Rick’ardo Debiazze (ES) e Germana Carsten (DF)

A programação do 10º Fórum Nacional de Arte Espírita reservou para a noite de sexta feira, a realização de palestras artísticas em diferentes casas espíritas de Florianópolis. Ismênia Novaes Barbosa (Vitória/ES) no C.E Joana Lima, Vozes do Amanhã (Campinas/SP) no C.E Allan Kardec, Rick’Ardo Debiazze Nunes Vieira (Vitória/ES) no C.E Juvêncio de Araújo.

Para aqueles que ficaram no Fórum, houve uma Preleção Artística envolvendo palestra + Música + Teatro, sem dúvida foi de grande beleza e de intensas vibrações. A Música ficou a cargo do grupo musical da SEEDE e o teatro a cargo do TAS – Trupe de Artistas da SEEDE, que apresentou a peça “A inesquecível Viagem”.

E para encerrar com chave de ouro o 2º dia do Fórum, um Sarau foi preparado no ginásio, com instrumentos e palco livre para os artistas confraternizarem e compartilharem suas artes. Foi um momento de trocas muito prazeroso onde  foi possível conhecer o regionalismo, particularidades e realidade da arte espírita à nível de Brasil.

O terceiro dia, um dia de intensas emoções

O sábado pela manhã foi o momento escolhido para a realização da assembleia geral dos associados da ABRARTE, com eleição e posse da nova administração. A chapa de única inscrição e intitulada “A Abrarte vive em nós” foi reeleita. Na mesma ocasião, ocorreu também a eleição dos cargos de Conselho Doutrinário e Conselho Fiscal da Instituição, ficando assim a Gestão 2013-2015;

Presidente – Cláudio Marins (MG)

Vice-Presidente – Rogério da Silva (SC)

1º Secretário – Alessandro Saraiva (RN)

2º Secretário – Mateus B. de Oliveira (SP)

1º Tesoureira – Bianca Z. Hermes ( SC)

2º Tesoureiro – José Ronaldo P. Jr. (SC)

Os não associados a Abrarte puderam participar neste momento de uma oficina de artes para evangelizadores, em vista de que muitos destes não associados desenvolvem atividades artísticas voltadas à educação e à evangelização. As oficinas tratavam de temas como a utilização de arte na evangelização da infância e da Juventude, a evangelização de qualquer idade, o papel do Evangelizador, o uso do cinema como ferramenta na evangelização de Espíritos.

???????????????????????????????

À tarde aconteceu a plenária de socialização com os relatores dos centros de interesse e após, o momento Abrarte Regional no qual os representantes do DIJ FERGS Márcia Albuquerque e Dario Portinho participaram representando o Rio Grande do Sul na reunião da Abrarte Regional Sul.

A próxima atividade foi a conferência: Como a Arte Espírita pode contribuir para o Brasil ser a Pátria do Evangelho, desenvolvida por Reginauro Souza (Fortaleza /CE), que deixou como mensagem principal a função da arte espírita primeiramente como instrumento de reforma íntima do artista que então poderá reformar o mundo.

IMG_7668

O 10º Fórum Nacional de Arte Espírita se aproximava do fim e à noite como últimas atividades, os foristas foram agraciadas com uma linda apresentação lítero-musical com Junior Vidal (Campos do Jordão/SP) e Gláucio Cardoso (Mesquita/RJ). O tema foi o mesmo do congresso: “A Arte Espírita na Pátria do Evangelho” que levou muitos às lágrimas de emoção pela beleza vivenciada. Os bailarinos, Vivian e Maico do NEA – Núcleo Espírita de Artes, dançaram ao som da música “Do Brasil para o mundo inteiro” logo após o seminário  e a linda voz de Simone Santos abrilhantou ainda mais o momento.

Fotos: Eduardo Vieira

Pescadores de homens

Como última atividade, um  momento sublime e de grande emoção teve como trilha sonora algumas belas músicas de Tim e Vanessa na voz de Simone Santos e imagens de Jesus  projetadas no telão. A atividade congregou a todos lembrando a identidade visual do evento que compara o cardume de artistas ao cardume de tainhas que chegam nesta época do ano à Florianópolis. E todos puxaram a rede que veio cheia de tainhas, aquelas tainhas que foram pintadas e decoradas por cada um dos participantes no início do evento e que foram então distribuídas entre todos que entre abraços e lágrimas agradeciam a Deus e a Jesus os lindos momentos vividos no Fórum, se despediam e prometiam se encontrar em breve em novos eventos da Abrarte.

A alusão feita ao cardume de peixes, tanto no projeto de identidade visual, como na dinâmica de encerramento do 10º Fórum Nacional de Arte Espírita nos remeteu ainda à proposta do Cristo, de fazer de seus discípulos pescadores de almas. “Ide e pregai o meu evangelho”, convidou o Messias, a fim de que sua obra se difundisse por todo o mundo. Hoje, passados vinte séculos, somos novamente chamados pela doce voz do Nazareno, através do Consolador, que nos relembra suas palavras e nos diz coisas novas, para que o reinado da Paz e da Fraternidade se implante definitivamente em nosso orbe.

E dentre tantas pátrias a se espalharem por sua vasta superfície, escolheu o Cristo esta terra abençoada do Cruzeiro, onde os trabalhadores da última hora haverão de encontrar a terra fértil para o labor em prol da regeneração planetária.

O convite que o Cristo fez a Pedro entendemos possa ser estendido também a todos nós, artistas espíritas brasileiros. Alimentemo-nos de suas palavras e estendamos essa rede de amor a toda a gente, levando esse mesmo alimento a tantas bocas famintas de paz, orientação e consolo.

Fotos: Eduardo Vieira   

Para os que estavam voltando pra casa pela manhã de domingo, ainda foi proporcionada a Exibição do filme “O anjo”, produção da 4ª URE/FEC com posterior debate com o diretor Marcelo Neiss.

Equipe de trabalhadores do evento

Fotos: Eduardo Vieira

Demais fotos: Márcia Albuquerque e Dario Portinho

Anúncios

Os comentários estão desativados.